01 março, 2007

Comunicado do Secretário-Geral do PSD

Passo aqui a transcrever na integra, a declaração, do Secretário Geral do Partido Social Democrata, sobre a manipulação, por parte do Governo, sobre a RTP 1. Já noutra ocasião, tinha feito referência a este controle por parte, de Sócrates e do seu governo, sobre a imprensa em geral, e a RTP em particular. Mais duas marcas, do que tenho falado : Controle das estruturas de comuncação social e, de certo modo, repressão nas liberdades de imprensa.

A declaração:

«Quanto maiores são as dificuldades que sente, maior é o controle que o Governo faz da comunicação social do Estado.

O que ontem se passou com a RTP é indecoroso.

Às 8 da noite, o telejornal da RTP teve em directo, minutos e minutos a fio, o Ministro da Justiça para fazer um balanço da sua actividade, já depois de ter tido direito a reportagem, a partir da cerimonia em que participou com o Primeiro Ministro. Não havia nada de novo para anunciar.

Mesmo assim, o Governo teve direito a reportagem e a entrevista em directo. Foi a subserviência da RTP ao Governo no seu melhor.

Mas o pior - e mais escandaloso - estava para vir.

O programa Prós e Contras de ontem ultrapassou todos os limites do admissível. O tema era a Reforma das Urgências. Até aí, muito bem. O tema é importante e de inegável interesse publico.

A partir dai foi a manipulação total. Pela primeira vez, o Prós e Contras teve um formato completamente diferente do habitual. Foi um Prós e Contras à medida dos interesses do Ministro da Saúde. De um lado, a Comissão de Reforma das Urgências. Do outro lado, médicos a questionarem a reforma apresentada. No meio, o Ministro da Saúde, que surgiu na segunda parte do programa, à socapa, sem antes estar sequer anunciado. Ou seja, duas partes contra uma. Um formato nunca visto.

Um desequilíbrio total a favor do Governo. Pior ainda. Durante todo o programa nunca existiu contraditório político. Nenhum dos partidos da oposição esteve presente. O Ministro da Saúde pôde estar sozinho, durante o tempo que quis, a falar da sua actividade no Ministério da Saúde, sem que a oposição, que tem o dever de o fiscalizar, tivesse sido sequer convidada.

O Prós e Contras da RTP está a transformar-se num tempo de antena do Governo. Ontem, foi mesmo o descaramento total. O PSD não confunde os trabalhadores da RTP com os seus responsáveis.

Mas a verdade é que a RTP está a passar de televisão pública a televisão oficial do Governo.

O Governo dá ordens à RTP e os responsáveis da RTP submetem-se às ordens do Governo, com uma falta de vergonha nunca vista. S

e as entidades responsáveis não põem cobro a esta vergonha, então os Portugueses têm de ser alertados para este controle grosseiro que o Governo faz da RTP. A partir de agora, por cada caso de notória manipulação, faremos de imediato, como hoje, a nossa denúncia pública.

É preciso recordar que a RTP é paga por todos os Portugueses, não é financiada apenas pelos militantes do PS.

27 de Fevereiro de 2007»