11 fevereiro, 2007

20 anos!!

Pois é, hoje dia 11 de Fevereiro de 2007, completo duas décadas de existência.

20 anos que são formados por algumas tristezas, muitas mais alegrias, derrotas e vitórias, sonhos e ambições, trabalho e prazer, emoção e frieza.

20 anos, onde descobri e fui descoberto, conheci e fui conhecido, abordei e fui abordado, amei e fui amado.

Por entre, as primeiras mensagens e os primeiros telefonemas, e as supresas ou desilusões que sempre acontecem, achei por bem, compartilhar convosco o que me vai na alma, neste momento. Esqueçam o post arrumadinho, com pontos explicativos, este vem genuinamente cá de dentro, em bruto, sem pensar, sem ter a intenção de explicar de forma totalmente completa o meu pensamento e sobretudo os meus sentimentos.

Uma primeira referência para o meu melhor amigo : Jesus. É ele que me aconselha mais, me encaminha mais, me ajuda mais, me ouve mais, me guia mais, me ama mais. A enorme fé que tenho em Deus e a enorme confiança que tenho em Jesus, são fundamentais para me levantar todos os dias, enfrentar os problemas com coragem e saborear as coisas boas com um ainda maior sorriso.

Segunda referência, também para Deus e Jesus. Agradeco-lhes, algo que me faz ser equilibrado e sobretudo feliz. O facto de ter os meus 4 avós vivos. É fantástico para mim, com a minha idade, te-los comigo. Espero que assim continue por muitos mais anos.

Em terceiro lugar, um grande agradecimento para os meus pais, que me ajudaram a ser como sou, bom ou mau, que estão lá quando caio, que estão lá para festejar as vitórias que alcanço, que me possibilitam a todos os níveis fazer o que faço. Um muito, muito obrigado, ainda que saiba que nem com 1000 posts de agradecimento poderia agradecer totalmente tudo o que têm feito por mim.

Referência, para o meu mano. Ter um irmão mais velho, é excelente, um ombro amigo, uma voz mais sabedora e vivida que nos ajuda a evitar que batamos tantas vezes com a cabeça. Um muito grande amigo.

Grande Agradecimento, para o meu tio quim e tia Dina. Duas pessoas que me consideram e gostam de mim como um filho. Sem eles, não seria nada do que sou hoje. Estarei eternamente agradecido por tudo o que por mim fizeram e lutaram.

Palavra para a Mariana, uma pessoa fantástica, que me ajudou a ser mais humano, mais social, a encarar a vida de forma mais descontraida e a dar mais valor as pequenas coisas, mais valor as coisas feitas por nós e menos ao plano material. Um obrigado imenso por tudo o que foste, és e seguramente vais ser.

Um grande agradecimento para todos os meus amigos. Os verdadeiros amigos, aqueles que estão sempre lá: Estão lá para festejarmos as grandes vitórias, os grandos banhos de champanhe, mas também para quando as coisas não correm bem. Todos aqueles que comigo querem crescer, aprender, conseguir, ganhar. Seria, tremendamente, espectacular, daqui por 20, 40, 60 anos, estarmos todos juntos a contar muitas mais histórias, a lembrar de muitos mais momentos fantásticos e ,sobretudo, a retractarmos como saíamos daquela e desta situação menos positiva.

Uma palavra para o Corpo Nacional de Escutas. Uma instituição que me honro ter pertencido durante meia vida. Estive por lá 10 anos e , também, graças a este grande movimento, tive a oportunidade de conhecer sítios óptimos e sobretudo a ser mais desenrrascado, mais agil e a ter tido a opurtonidade de conhecer pessoas de um valor inquestionável.

Um referência ao PSD e à JSD. Orgulho-me imenso de pertencer a este partido e a esta juventude partidária. Foi no seio desta grande família, que tive alguns dos momentos mais importantes da minha vida. Grandes vitórias! E sobretudo ao lado dos meus. Adoro trabalhar junto dos meus.

Não poderia não fazer referência a duas grandes instituições de ensino, por razões diferentes. A Escola Secundária da Portela, por me ter facultado, a instrucção secundária e me ter dado a opurtonidade de ter alguns professores realmente bons e que também muito desenvolveram as capacidades que hoje possuo. Também aqui, 5 semanas depois de ter entrado nesta escola, no dia 6 de Novembro de 2002, venci as minhas primeiras eleições, neste caso para a Associação de Estudantes. Foi a primeira de algumas grandes vitórias. Teve e terá para sempre um sabor muito especial.

A outra menção, para a Faculdade de Direito de Lisboa; Um sonho que se tornou realidade. Algo que muito batalhei para conseguir, um sítio onde me sinto bem, e que em poucos meses, me desenvolveu muitíssimo a todos os níveis. É uma honra trabalhar com tantas personalidades, verdadeiramente fantásticas.

E por último, um obvio, agradecimento para os leitores do " Cascata Negra " , um projecto em que muito me empenho. Obrigado por me ajudarem nesta minha ideia, obrigado por terem edificado este meu objectivo. E acima de tudo, obrigado por lerem o que escrevo. Por vezes teorias devidamente fundamentadas, outras, opiniões mais a quente, ainda em outras ocasiões, relatos emocionados. E outras, como hoje, por ouvirem e lerem o meu coração.

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estou certo que as vitórias, as alegrias e os prazeres foram muitos e saborosos, mas sei que serão cada vez mais, maiores e melhores!

Daqui a 20, 40, 60 anos, estou igualmente certo de que estaremos a contar as nossas histórias aos nossos netos. Mas tenho mais certeza de que daqui a 120 anos são eles que estarão a contar as nossas histórias aos seus netos;)!

Com presunção, orgulho-me de pertencer ao grupos de amigos que referiste.

Obrigado eu, a ti, Tiago, por todos nós.

Grande abraço, do teu sempre amigo,
Luís

1:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tenho mesmo de me esforçar para não ser lamechas agora... Isto é um blogue sério, por isso não me posso dispersar! ;)

20 aninhos... és um homem feito! Agradeces-te me, mas a verdade é quem tem de te agradecer sou eu, por tudo o que já fizes-te (ou fazes mesmo em vesperas de anos ;)por tudo o que me mostras-te, por tudo onde estives-te...!

És a pessoa que és.. e isso não deves a ninguem apenas a ti =) Eu não espero, eu sei que vou estar contigo para daqui a outros 20 voltares a fazer uma coisa deste genero e teres MUITAS mais coisas boas para recordar.

MUITOS PARABENS
não só por hoje mas por sempre!
Isto não está lá muito famoso, mas tudo o que eu te quero dizer tu já sabes e escuso dizer mais alguma coisa...

repito-te:
"Um obrigado imenso por tudo o que foste, és e seguramente vais ser."

Um grande beijinho *

2:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

LOOOOL...
Reli e nem eu percebi bem.... =/ Ups enfim... em suma, aquilo que tenho para te dizer não digo por aqui... ;)

Beijinho *

2:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

parabenssssssss :P k kontinues a lutr pls tuas vitorias e nunka t deixes derrotar...desejt td a sort d mundo...;) bjokaaa**



ps-konkord plenamnt km a referncia ao irmao...os irmaos mais velhos sao demais msm...lol:P

11:55 da tarde  
Blogger Ze do Telhado said...

Os sinceros parabéns de toda a equipa do Imperio e votos de saúde, sucesso e força. Principalmente, mas não só, para esta luta que nos é comum. A política feita de forma honesta e frontal, hoje e sempre pelo interesse nacional.

Cumprimentos

2:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Fds cm é k ainda há gente k vai nas cantigas deste palhaço! O mundo tá perdido!

Mas cm n desejo mal aos meus "inimigos" parabéns. Vê lá se cresces ag k já tás na marca dos 20.

2:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

MUITOS PARABÉNS

O tempo passa... E já contas com 20! Á medida que os anos passam, muitas lembranças ficam retidas dentro de ti, sejam elas boas ou más... E isso só significa que sabes viver! Vive, vive muito. Tenho a certeza que muitas vitórias embelezarão a tua vida. Não mudes essa essência, a pessoa que és. Obrigado por tudo, obrigado por me ajudares a crescer.

Estás cá dentro! <3

Um grande beijinho
Ana

11:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelos teus 20 anos, mas principalmente pelo teu crescimento enquanto SER HUMANO. Continua a acreditar e a defender os teus princípios e ideias, mas tenta dar espaço, SEMPRE, para que os outros te possam mostrar o outro lado. Crescemos sempre, aprendendo com os outros.

Quanto aos comentários ao teu post, retenho um que passo a citar: «Fds cm é k ainda há gente k vai nas cantigas deste palhaço! O mundo tá perdido! Mas cm n desejo mal aos meus "inimigos" parabéns. Vê lá se cresces ag k já tás na marca dos 20.»

É um comentário muito interessante. Primeiro, porque como sempre me ensinaram, quando ganhamos inimigos, quer dizer que temos o dobro dos amigos... BOM SINAL.

Mas deixo a parte mais interessante: «FDS (quer dizer o que? Fim-De-Semana? Fico Deveras Setressado? Fato De Seda) como é que ainda há gente que vai nas cantigas deste palhaço»..

É um belo comentário. Até porque o facto de se esconder atrás dum "anonymus" revela bem a sua faceta. Quem não deve, não teme.

Já agora: Caro anónimo. Explique-me, mas como se eu fosse muito burro... Não será você um dos "que ainda vai nas cantigas deste palhaço"?
É QUE SÓ ASSIM SE EXPLICA QUE SE DÊ AO TRABALHO DE LER O POST ATÉ AO FIM, DE LER OS COMENTÁRIOS QUE LHE FORAM FEITOS E AINDA PERDER TEMPO A, TAMBÉM VOCÊ, FAZER UM COMENTÁRIO...

Afinal as cantigas aqui do nosso "palhaço" também são lidas por você...

PS - Se perder 2 minutos da sua vida, descubra qual é o artista de circo que nunca se dá a conhecer ao público... Vai uma ajuda? O PALHAÇO... Tal e qual como aqueles que não assinam o que escrevem..

Um abraço de um dos que se orgulha de «ainda ir nas cantigas deste palhaço».

1:22 da tarde  
Blogger Tiago Mendonça said...

Obrigado pelos comentários de apreço que todas as pessoas identificadas me fizeram. É, também, com vocês e por vocês, que me levanto todos os dias e sorrio, luto, e venço. Espero, daqui a outros 20, poder te-los ao meu lado, a festejar mais duas décadas de felicidade. Mais uma vez, muito, muito obrigado, pelos vossos comentários.

6:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fazer 20 anos é de facto uma coisa extraordinária. Tb já fiz e continuo a tê-los pq na verdade o tempo é algo q nada nem ninguem nos tira e torna-se sempre naquilo que fazemos com ele.
Uma palavra mt especial para te agradecer pela pessoa que es, pelos valores que defendes e pelos ideais que presegues.
Um dia um sábio disse q a fortuna de um homem se mede pela quantidade de amigos que tem. Admiro sinceramente o espólio que amealhaste em "apenas 20 anos".
Por último mt obrigado por fazer parte das tuas referencias enquanto pessoa. Podes estar certo que estarei sempre lá pª te ajudar a levantar mas sobretudo para erguer a minha taça e brindar a mais um obstáculo ultrapassado, a mais uma etapa atingida e no fim dizer apenas: Amo-te muiiiito meu filho!

10:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sabes que te vejo como um irmão e por isso não espero outra coisa que não seja fazer durar esta amizade enquanto a vida o deixar. Grande Abraço ..ah e quanto à churrascada tá marcada!

12:55 da tarde  
Blogger Tiago Mendonça said...

Mãe,

Obrigado pelo teu comentário. É realmente bom, " amealhar" um vasto " espólio " de amigos e atingir certos patamares, mas como referi, isso não seria possível sem as bases estruturantes da minha personalidade. E essas, foste, em grande parte, tu, que as lançaste. Um grande beijinho e também te amo muito.

Caro Pedro,

Um imenso obrigado pelo teu comentário. O sentimento de irmandade que, se tem reflectido ao longo dos últimos anos, é mutuo, como sabes. Es um excelente amigo, uma pessoa que conto, e que faço questão que saibas que podes e deves contar. Hoje fizemos uma excelente churrascada. Daqui a 40 anos, espero que estejamos a fazer outra. Grande abraço

11:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home