23 janeiro, 2007

Assim vai o nosso futebol...

A poucos dias de fechar o mercado, e ainda que sejam prováveis algumas contratações, especialmente no clube da águia, aproveito para fazer uma projecção do que espero ser a metade derradeira do nosso campeonato.

  • Fc Porto- O Porto pouco ou nada mexeu no seu plantel, na reabertura do mercado. Leva uma vantagem considerável dos seus adversários mais directos, Sporting e Benfica, e tem se apresentado com uma estabilidade e segurança notáveis. Um sistema táctico enquadrado e enraizado à medida dos jogadores disponíveis. Uma equipa que vale pelo seu todo, mas que deixa identificar bons jogadores que primam pelo seu talento individual, tais como, Lucho, Quaresma, Pepe ou Helton. O Porto terá ainda, uma facilidade acrescida na abordagem à segunda metade do campeonato : Em termos de calendário, tendo já sido afastado da Taça de Portugal, goza de maiores períodos de repouso e de menor susceptibilidade a um desgaste exagerado dos seus jogadores. A meu ver, se continuar a exibir um futebol na linha do que fez na primeira volta, e ainda a ser bafejado pela estrelinha dos campeões, poderá ter grandes hipóteses de se sagrar campeão nacional, ainda que tenha que ter cuidado, pois não goza de uma vantagem pontual intransponível, e os seus adversários, em especial o Benfica, tem mostrado uma solidez exibicional capaz de destronar os dragões do primeiro posto.

  • Sporting- O Sporting é quanto a mim, a equipa dos três grandes com menos hipóteses de conquistar o título. Apesar de ter jogadores, de alguma qualidade, como Moutinho, Liedson e Ricardo, o sporting apresenta-se com um conjunto bastante inexeperiente e incapaz de resistir a adversidades. O fenómeno Paulo Bento parece já ter sido ultrapassado, e o Sporting não tem sido regular. Por outro lado, goza de um calendário também folgado, fruto de ter sido eliminado da Champions League e nem tão pouco ter conseguido o apuramento para a Uefa Cup. Prevê-se que possam sair daquele plantel alguns valores futuros como Miguel Veloso, por exemplo, mas não creio que este ano o Sporting tenha qualquer hipótese.

  • O Benfica, vinha quanto a mim, a mostrar uma solidez que podia por em causa a vitória do Campeonato por parte do Futebol Clube do Porto. Uma média de golos em casa, superior a 3 golos e meio, um registo de vitórias impressionantes, e para mim, o melhor dos planteis da Liga Portuguesa. Equilibrado e sereno. Encontra, contudo um grande problema, derivado da sua boa prestação : É o unico grande nas três frentes. Contudo, axo que mais uma vez o Benfica esteve muito mal no mercado de inverno : No ano passado, foram as contratações duvidosas de Moretto, Robert, Manduca ou Marco Ferreira. Este ano, o Benfica deixa sair Kikin ( com Mantorras limitado e Micolli muitas vezes lesionado, sobra Nuno Gomes ) deixa sair um dos melhores elementos da defesa, Ricardo Rocha, e perde o defesa polivalente Alcides, pelo que Nélson fica sem concorrência na direita ( Não é se crê que Marco Ferreira possa ocupar de forma produtiva essa posição ). Para além disso, perde ainda Nuno Assis, a contas com um processo de doping. Por outro lado, diz não deixa sair Marco Ferreira, e diz que Beto não está em Saldos e Manu não sai. Duvidosa política. O Benfica tem então um ponta-de-lança, teoricamente, sempre disponível, dois centrais e um lateral direito. É curto. Vamos ver o que a direcção encarnada vai fazer nos poucos dias que restam para o mercado encerrar definitivamente.

Ainda um destaque para o Braga e Marítimo que vão ocupando a 4ª e 5ª posição, respectivamente. A regularidade do Braga é entusiasmante, e já se pode começar a falar em 4ºGrande, anos depois do Boavista ter tido anos verdadeiramente fantásticos. O Marítimo, volta este ano a ambicionar um lugar Europeu, o que seria justo para o público entusiasta da Madeira.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

texto n imparcial :S notase k es benfikista....acertei?lol...abraçoS

3:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home