17 janeiro, 2007

Pedro Santana Lopes

Pedro Santana Lopes disse estar disponível para assumir a liderança da bancada parlamentar do PSD, propondo essa solução, amanhã, ao grupo parlamentar. Entretanto, várias vozes, dentro e fora do Partido Social Democrata já se levantaram para dizer, que é ridiculo, que é incrível, que é mau para o PSD. Bom, não querendo fazer de advogado do Diabo, até porque não considero de todo que Santana Lopes seja o diabo, gostaria de partilhar com o leitor mais atento às questões políticas os seguintes factos políticos, indiscutíveis, estatísticos e quanto a mim comprovam algumas coisas.

  • Venceu a Câmara de Lisboa, em condições incríveis, quando até as sondagens à boca das urnas, lhe davam 10% a menos que o candidato João Soares. E ganhou com capital político pessoal.
  • Fez ,efectivamente, reformas importantes no curto prazo que esteve à frente do executivo, isso também é inegável.
  • Constituiu um governo em tempo recorde, e com todas as condicionantes do momento, apressado pela necessidade de rapida saída de Durão Barroso e pela demora longuissima do Dr.Sampaio a decidir se convocava ou não eleições legislativas.
  • Conseguiu, num resultado considerado por muitos, como catastrófico, 29 por cento dos votos. Hoje nenhuma sondagem dá essa percentagem ao PSD.
  • Conjuntamente com o CDS, conseguiu mais votos, que dois anos antes, o PSD e o CDS haviam conseguido, quando Durão Barroso foi eleito primeiro ministro.

Estes 5 dados são, quanto a mim, relevantes para se perceber que, de facto, Santana Lopes não é pior do pior do Partido Social Democrata. Mais, a mim, como militante do Partido Social Democrata, não me causaria estranheza, que o homem que escolheu o grupo parlamentar actual, que é reconhecidamente um orador nato e que pode como ninguém lembrar ao Engenheiro Sócrates o que este disse na campanha e não está a cumprir, viesse a assumir a presidência do grupo parlamentar do PSD. Quanto a mim o mais importante, não é saber se a pessoa sai uma duas ou três vezes e que para que sítios, se tem os oculos maiores ou mais pequenos, se usa o cabelo penteado para trás ou para a frente, se tem 1 ou 10 filhos. O que é importante é a qualidade política e é o incremento de qualidade que ele possa ou não trazer ao partido e , essencialmente, ao País. O resto são fait-divers, que convêm, a quem só sabe fazer política com fait-divers, no caso o Engenheiro Sócrates.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ai se o Santana lê-se isto... isso sim ;)
Mas pa quem tira um 15 o que é que é a camara de lisboa..?.. Por amor de Deus! =p *

9:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ai o Playboyzito de Portugal...tinhamos de ter um....

5:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home