03 janeiro, 2007

Estudo Norte-Americano...

Uma breve nota para um estudo feito nos Estados Unidos e que hoje foi notícia no telejornal da hora do almoço da SIC. O estudo ( pese todas as limitações que qualquer sondagem tem ) e a própria reportagem evidenciaram alguns problemas que tenho chamado a atenção, neste e noutros foruns. Detectei três.

Em primeiro lugar, os resultados strictu sensu do próprio Estudo : 33% das mulheres casadas, voltaria atrás, se pudesse, e ter-se-ia casado com outro homem. 40% admite apaixonar-se, constantemente por outros homens e, incrivelmente, 76% das mulheres casadas admite ter fantasias com outros homens que não o marido. Preocupante.

Em segundo plano, noutra perspectiva, seguiu-se o vox Pop da reportagem da Sic ( que pela dimensão mínima tem o valor que tem, mas não deixa de apresentar uma séria curiosidade ), Vox Pop, que demonstrava, que geralmente, os homens acreditavam que esta sondagem em Portugal apresentaria numeros mais baixos, ou seja, acreditam que por cá, as mulheres teriam outro comportamento. Já as mulheres lusas, dizem que estes números em Portugal seriam muito maiores. A reflectir.

Por último, o cenário da própria reportagem, ilustrava, algo com que me tenho detido nos últimos tempos. Não me lembro de há 10 anos, vermos nas montras das lojas o tipo de lingerie que hoje vemos. Hoje, numa montra de uma qualquer loja, podemos observar lingerie erotica, com pormenores absolutamente sexuais, à mercê de uma qualquer criança de 5 ou 6 anos observar. Não será isto também condenável, à semelhança do que se diz sobre a passagem de filmes eróticos em canais abertos? Não teremos que também ter algum cuidado com esta situação? Mais que não seja, pelo respeito de quem não quer ver e tem liberdade a não ver esse tipo de materiais.

Um pequeno estudo, mas que na minha óptica, ilustra alguns dos problemas que obstacularizam à prosperidade de uma nova geração, que se opõem à reabilitação dos valores que são indispensáveis a vida em sociedade.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se o estudo tivesse sido feito em Portugal, espantava-me. Agora, tendo sido feito com a americanos não me espanta nada.

10:27 da tarde  
Blogger Tiago Mendonça said...

Cara Ana,

De facto, as portuguesas entrevistadas concordaram consigo. O problema é que todas elas dizem que se o estudo fosse feito em Portugal o número seria muito maior.

11:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home