06 dezembro, 2006

Participação Portuguesa na Champions

Acabou hoje a participação portuguesa na Champions, no que respeita à fase de grupos. Numa análise mais ampla, podemos considerar que só o Sporting desiludiu verdadeiramente, uma vez que o Porto que vinha do pote 2, conseguiu o segundo lugar, o Benfica vindo do pote 3 conseguiu o terceiro posto, e o Sporting que vinha também do pote 3, não conseguiu, o objectivo mínimo ( Taça Uefa ) ficando em último, após a goleada caseira de 3-1 ante o modesto Spartak Moscovo.

Por outro lado, quero dividir esta análise em três pontos fundamentais:

  1. Foi um triste espectáculo, ver o Porto nos últimos 10 minutos a trocar a passo a bola na sua grande área, sem nenhum jogador do Arsenal no meio campo do dragão. Foi o cumulo do arranjinho, foi anti-desportivo a meu ver. De qualquer forma, boa sorte ao Porto que terá agora uma muitissimo díficil tarefa, a menos que, lhe caia em sorte o Valência, que não deixa de ser uma excelente equipa.
  2. O Sporting. Em conversas com amigos, já tinhamos dito que o Sporting apesar de ter inquestionáveis valores em formação, como é o caso de Moutinho ou Nani, reveste-se de uma imaturidade, derivada da fraca experiência da equipa e do próprio técnico. Neste sentido não me supreendeu, que depois da derrota caseira, ante o Benfica, fosse agora vulgarizado pelo Spartak.
  3. O Benfica. Uma pena o jogo na luz ante o Manchester, onde deu tudo e perdeu num lance de contra ataque, para não falar da má exibição ante o Celtic, que já aqui aludi. Conutod boa atitude em Manchester, e uma promessa de boa carreira na Uefa Cup. Palavra de apreço para Fernando Santos, ao contrário de muitos, cada vez gosto mais do nosso técnico. Mais, ele tinha mesmo razão sobre o jogo em Copenhaga, é que fomos a unica equipa que conseguiu pontuar lá, ao contrário do que previam os sempre tão sabios comentadores que previam que Manchester e Celtic goleassem.