25 novembro, 2006

O Aquecimento Global está aí...

Publiquei num post, à umas semanas atrás, a minha análise a um filme " Uma verdade Inconveniente" que versava, precisamente, sobre a problemática do Aquecimento Global. Neste âmbito, referir que o filme, conduzido por AL-Gore, apontava como sinais mais evidentes deste fenómeno, a subida generalizada das temperaturas e a maior existência de fenómenos naturais. Sabemos também, que, neste sentido, caminha-se para uma supressão das estações intercalares ( Primavera e Outono ), dando particularmente, Portugal, passos significativos para passar a ser um país com um clima tropical. Nesta perspectiva, vejamos o que se está a passar, já este ano em Portugal:

  1. Uma subida incrível das temperaturas e a fixação desses valores por um grande período de tempo. Este ano foi um dos anos mais quentes de que há memória, com grandes ondas de calor, atingindo em certos momentos temperaturas quase insuportáveis. Por outro lado, continuamos com temperaturas quentes, mesmo nos dias mais frios. Na última semana, por exemplo, talvez a mais fria do pós-Verão, Lisboa atingiu temperaturas na ordem dos 20 graus, e continuamos a ver nas ruas, pessoas vestidas com uma simples t-shirt, uma vez que não existe, efectivamente, o frio que estávamos habituados a 7 ou 8 anos atrás.
  2. Por outro lado, cada vez mais é dificil precisar as estações da Primavera e do Outono. Temos calor de Verão logo em Março/Abril ( meses iniciais da estação dita primaveril) e em Outubro e Novembro continuamos com temperaturas quentes. Não houve, este ano, uma transição de temperaturas entre o Verão e o Inverno que começa daqui a menos de um mês. Para além disso, o aumento de meses de calor. Temos calor entre, pelo menos, Março e Novembro, tendo uma proporção de frio e de calor de 3 meses de frio e 9 de calor ( situação cada vez mais evidente e em franca progressão para a sua definitiva implementação).
  3. Os fenoménos climáticos. Há quanto tempo não viamos tanta chuva ( com as consequências imensamente adversas que sabemos ) como agora? O caudal do Douro subiu 10 metros, alagando ruas e casas. Temos cheias em quase todo o país, estamos em permanente alerta Laranja. Os níveis de precipitação aumentam, bem como o número de desalojados vai concerteza aumentar e as consequências extremamente nefastas também se vão fazer sentir, no domínio, por exemplo da Agricultura.

Estes três pontos, penso que elucidam bem, que o nosso país está já, a sofrer das consequências do Aquecimento Global. Se à 10 anos, se falava que a Africa em 2025 não teria água, hoje fala-se que Portugal por essa altura terá também sérios problemas, a esse nível. Considero este problema, o maior desafio que a comunidade internacional tem de enfrentar, pelo menos, nestes primeiros 30 40 anos do século XXI. Já provámos, noutras ocasiões, que somos capazes de inverter a situação, como é exemplo, a redução do buraco do ozono, fruto de uma mudança comportamental de Países e cidadãos.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

há quem diga que é apenas um novo ciclo que se completa. li há 1s 2 anos atrás que havia regularmente (com duração de umas décadas)ciclos de aquecimento global e q o q estamos a assistir é mais 1 fecho de ciclo! (dizem os cientistas, ou pelo menos alguns). e ainda ontem, falava-se na tv, que apesar de os grandes blocos de gelo se estarem a separar e de que a sua quantidade estar a diminuir, em termos de àrea,o interior dos glaciares está a ficar mais denso. que a quantidade de neve que cai aumentou significativamente. é como uma árvore em que 1 ramo adoeceu e secou. para evitar a morte dessa ms árvore tem de se cortar o ramo e passado algum tempo voltamos a ter novos ramos que esperemos q durem por mais 1s anos....
quem terá razão? é o fim ou 1 novo inicio?não é a vida e o mndo desde o seu aparecimento um ciclo?
jitos:D
Sabry

4:42 da tarde  
Blogger Tiago Mendonça said...

Cara Sabrina,

De facto, existem ciclos de aquecimento ao longo da humanidade. Contudo, o ciclo pelo qual estamos a passar, atingiu valores mais altos que todos os outros ciclos juntos, segundo prova científica. O aumento das temperaturas foi mais alto do que nunca. Penso ainda, que nunca houve como hoje, situações externas que condicionem tanto, a teoria dos ciclos, isto é, se poderia ser normal a existência de ciclos de aquecimento global, poderá se ter tornado anormal pela interferência humana. Contudo, espero que tenha razão, ainda que algo me diga ( em concreto, provas científicas) que não teremos essa sorte. Um muito obrigado pelo seu primeiro comentário neste espaço.

6:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Continuem a poluir: Industrias, câmaras, pessoas. Usem e abusem do automóvel, incendeiem as florestas portuguesas, ignorem a reciclagem dos materiais, etc e por aí veremos ainda um mundo mais maravilhoso que este!
Não podemos esperar que sejam os os politicos ou os grandes grupos económicos a mudar esta situação. Terá que ser cada pessoa, do individual para o colectivo a efectuar essa mudança. Despertem para o que é realmente o Bem Comum neste mundo e não se deêm ao luxo de ficar à espera de ver o que pode acontecer mais que aquilo que já está a acontecer!

P.S: E sim eu faço a reciclagem dos materiais :)

2:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

P.S. 2: Aliás, não faço a reciclagem, faço a separação dos materiais que é diferente. O problema é que quando me dirijo aos ecopontos eles encontram-se cheíssímos e sou obrigada a meter os saquinhos com a papelada toda no canto do ecoponto. E depois assisto ao espectáculo de ver os papeis do papelão a voarem pela rua fora porque este já se encontra cheio. Enfim!

2:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home