09 novembro, 2006

Cartão Amarelo a Bush

"Hoje fizemos história. Deixem-nos fazer progressos". Foi com esta frase que Nancy Pelosi assinalou a esmagadora vitória dos democratas sobre os republicanos, nas eleições intercalares de Terça-Feira passada. Os americanos escolheram os seus representantes para a totalidade da Câmara dos Representantes e para um terço do senado. No primeiro órgão, a vitória foi esmagadora, e os democratas voltaram, 12 anos depois, a ser a força mais votada. Ainda a faltar apurar 8 distritos, os democratas já somavam 229 eleitos contra os 201 ( numero total ) da última eleição, de há dois anos atrás. No senado, ainda com o distrito de Virgínia por apurar, os democratas tinham 50 senadores para apenas 49 dos republicanos. Na melhor das hipóteses para os republicanos, existirá um empate, mas pode acontecer uma vitória democrata. Estes números contrastam também com a antiga disposição desta câmara : No passado, existiam 55 senadores republicanos, 44 democratas e 1 independente. Foram ainda eleitos alguns governadores ( 36 dos 50 existentes ) . Neste capítulo os democratas passam a controlar 28 estados para 22 dos republicanos, que apesar disso, mantêm de forma clara a California de Arnold Schwarzenegger. Fica o aviso à administração de George W. Bush ( que por estes resultados, foi forçado a demitir Donald Rumsfeld, atendendo a uma exigência democrata ). Daqui a dois anos temos presidenciais, e os democratas estão em condições para 8 anos depois voltarem a ocupar a Casa Branca.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Daqui por dois anos, veremos se o cartão amarelo passa a vermelho ;)

7:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Notória a advertência feita à presidência de W.Bush. Mas não nos podemos esquecer que Clinton governou com uma maioria Republicana no Senado, isto para além de poder haver a questão da recontagem. A economia Americana está também em fase de crescimento, questão essa que havia servido de bandeira a Al Gore. Sâo questôes como estas que deixam ainda margem para que se bush se portar bem nestes dois anos possamos ter novo governo Republicano

12:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não deixem de ler, a este propósito, o post de Tavares Moreira Eleições Americanas - triunfo do proteccionismo? no 4 República

2:30 da manhã  
Blogger Tiago Mendonça said...

Cara Mariana,

Bela projecção, de facto, veremos se este amarelo não se torna vermelho daqui a dois anos, mas para já, os Democratas mandam no Congresso e no poder estatal. Veremos.

Caro Pedro Correia,

Excelente análise historico-politica do panorama norte-americano. De facto, Clinton governou com uma maioria republicana, mas dois anos volvidos os democratas entregariam o poder presidencial aos republicanos para durante 8 anos ( pelo menos ) não mais o recuperarem. Quanto a questão do crescimento económico, esse poderá ser ,efectivamente, um ponto a favor dos republicanos daqui a dois anos. Contudo, parece que Al Gore, já definiu a sua bandeira política : O ambiente, em particular o aquecimento global, e nesse capítulo, Bush não se pode isentar de culpas. Vamos então ver se Bush vai-se portar bem.

Cara Suzana,

Aproveito para reiterar a sugestão de leitura do post de Tavares Moreira no 4R. Um post incisivo sobre algumas questões do cenário político americano. Fica o link para o blogue : Www.quartarepublica.blogspot.com.

2:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home