11 novembro, 2006

9ªRevista de Imprensa

Internacional

A notícia internacional da semana tem que ver com as eleições nos E.U.A. O Partido Republicano de George W.Bush sofreu um duro golpe nas eleições para a Câmara dos Representantes, Senado e algumas eleições estaduais. Os democratas estão agora na " pole-position" para as eleições presidenciais de 2008.

Nacional

Portugal é um dos países que não deverá cumprir o Tratado de Quioto. Uma má notícia, quando tanto se fala da necessidade de inverter processos e mentalidades pela defesa da sobrevivência planetária.

Ainda por cá, chega-nos a nota de que o TGV 87 milhões de euros. Pergunta o leitor : Mas as obras do TGV já começaram? Não, não começaram. Este custo é apenas o custo dos estudos para a implementação do TGV em Portugal. Para que a obra fique concluida, serão desembolsados cerca de 500 milhões de euros.

O euro milhões voltou a não sair. Para a semana 180 milhões de euros.

Política

A actualidade política prende-se, em primeiro lugar, com o morno congresso do PS. Helena Roseta é a voz mais dissonante, mas Sócrates passeia pelo congresso.

Sondagem do Expresso para o mês de Novembro : O governo caiu na avaliação dos portugueses em 10 pontos, enquanto à Assembleia da República caiu 6 pontos. O presidente da república continua imparável continua a subir nas opiniões dos portugueses e atinge resultados inacreditáveis : 58 pontos de saldo positivo positiva. No que respeita aos líderes todos subiram, excepto Ribeiro e Castro. Em termos de saldo ( Notas positivas-notas negativas ) o líder do CDS consegue 7 pontos de saldo positivo, tal como Francisco Louçã, contra os 4 de Jerónimo de Sousa e os 6 de Marques Mendes. José Sócrates o melhor dos líderes partidários com 38 pontos de saldo positivo. Quanto às intenções de voto, o CDS-PP está agora com 3.9% das intenções de voto contra os 5,9 do Bloco de Esquerda e os 7,9 da CDU. O Partido Socialista caiu obtendo agora 37,3 por cento das intenções de voto, queda que não foi aproveitada pelo PSD que continua a cair para uns 27,5 por cento nas intenções de voto. Este número e inferior aos 28,76% alcançados por Santana Lopes nas últimas legislativas.

O correio da manhã, na sua sondagem afirma que o PSD não para de cair nos últimos 7 meses. Um dado a ter em conta pela liderança de Marques Mendes.

Economia

Na Economia, o que faz nóticia esta semana é a discussão do orçamento do estado. Pena que por vezes a discussão não se centralize no essencial, os aspectos económicos e financeiros da nação, mas em assuntos secundários de pura propaganda e afirmação política. A este respeito, aconselho o visionamento das intervenções do Dr.Miguel Frasquilho que me parecem as mais sábias, elucidadas e vernáculas palavras do parlamento português, no que a este assunto diz respeito.

Desporto

Numa semana onde a Liga parou, e não houve competições europeias, o grande destaque vais mesmo para a entrada do SL Benfica no Guiness. Um feito histórico para o Benfica mas também para todo o Portugal.

Nota ainda para os resultados da jornada passada onde Benfica, Porto e Sporting golearam os seus adversários por 3 bolas a 0.

Destaque Expresso

Aconselho a leitura na edição de hoje do Expreso da reportagem sobre a " Operação Furacão", sendo que os grandes patrões da banca vão ser chamados a depor pelo Ministério Público. A ler.