23 outubro, 2006

"Caso Mateus" na Educação?

No final do ano lectivo passado, gerou-se uma enorme confusão em torno dos exames de Física e Química. Primeiro, tinham erros técnicos, depois já não tinham e era o programa que era extenso, depois as matérias não tinham sido leccionadas, enfim um conjunto de situações que configuravam um problema que ninguem chegou bem a perceber qual era. A Sra.Ministra, não vai de modas e manda repetir os exames, aparentemente, porque as notas eram fraquinhas. Ora os alunos de 2ªfase sentiram-se prejudicados, pois existiram dois pesos e duas medidas. Uma, corajosa, aluna, decidiu expor este caso aos tribunais, considerando-se prejudicada, podendo agora repetir o exame nacional num prazo de 15 dias. Ora todos os outros alunos de 2ª Fase não poderão recorrer também? Será que esta aluna com um exame so para ela, um corrector só para ela ( sendo a aluna identificada o príncipio do anonimato inerente à realização do exame nacional não está presente ) não terá condições muito diferentes? Não poderão os outros alunos contra-recorrer? Bom e se a aluna tiver média para entrar em Medicina ? Cria-se uma vaga especial para ela? Não será isso injusto ? Por outro lado poderá tirar a vaga ao ultimo colocado que ja investiu tempo e dinheiro no curso, e não se inscreveu, noutros cursos ? E se assim for esse aluno não terá o direito de recorrer ? Bom todas estas questões, podem, quanto a mim, sintetizar-se a uma ideia chave : Há, efectivamente , erros que não podem cometer e a sra.ministra e o seu ministério parecem-me os maiores culpados desta situação, pelo que, deverão ser punidos, ou, na melhor das hipóteses auto-punirem-se, assumindo as responsabilidades e pedindo a demissão.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sem dúvida que erros deste género geram questões um pouco complicadas, eu mesmo não estando muito por dentro da questão, acho sinceramente péssimo isso de se repetir o exame.
Para além desses problemas de justiça pois, isto de quimica ser extenso mas história não tanto a mim não me convence, as notas foram más nuns exames ou esses "erros" gravissimos tinham de ser corrigidos... é tudo muito estranho.
A primeira reacção de qualquer estudante é a mesma da que pôs o caso em tirbunal, se uns têm os outros não o merecem porquê?
Desde que estudo, que ouço falar dos exames de 12º ano como um assunto muito sério e que "decide" a vida de qualquer jovem estudante, esta história de se repetirem os exames só ridiculariza este métedo de avaliaçao.
por ultimo, mais uma vez os meus parabens tiago, sempre assuntos do interesse dos jovens, parabens também pelo bom crescimento do blog, cada vez mais visitantes deve significar qualquer coisa.
Boa continuação ;)

3:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para mim a Sra Ministra já devia ter assumido todos os erros e já devia ter-se demitido.. Era da maneira que saia do mapa. É que nem mais nem menos.

7:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home