21 outubro, 2006

6ªRevista de Imprensa

Como tinha sido noticiado na passada terça-feira, a rubrica Revista de Imprensa tem novidades. Em vez de três revistas semanais ( Terça-Feira, Quinta-Feira e Sábado ) feitas directamente nos jornais desse dia, a revista é feita agora uma única vez por semana, ao Sábado, onde são analisadas as noticias que marcaram toda a semana em 6 categorias diferentes. Os quadrantes em análise são :

Internacional ( Uma noticia que tenha feito actualidade fora de Portugal )
Nacional ( Uma noticia sobre o nosso país, não relacionada com Desporto, Política ou Economia)
Política ( Os destaques políticos da semana )
Economia ( Uma noticia económica)
Desporto ( Os destaques desportivos da semana )
Destaque Expresso ( Uma noticia que figure no Expresso de cada Semana )

Internacional- Kim Jong-Il, líder norte-coreano, prometeu esta semana à comunidade internacional, que não fará mais testes nucleares. Esta promessa vem no seguimento das muitas críticas e ameaças de punições que sucederam ao teste nuclear que a Correia do Norte fez á alguns dias. Contudo, Condolezza Rice, afirma que duvida das promessas do líder Coreano.

Nacional- Foi lida a sentença do julgamento relativo a queda da ponte de Entre-os-Rios. A primeira nota vai para o facto de a sentença ser lida mais de5 anos após a queda da ponte, o que ilustra a inércia da Justiça Portuguesa. Por outro lado, salientar, que todos os arguidos foram absolvidos. Talvez estes não fossem os culpados e a culpa tenha sido da acusação do Ministério Público, mas o que é certo, é que a culpa " morre solteira" .

Política
  • Foi aprovado no parlamento a proposta para se realizar o referendo sobre a interrupcção voluntária na gravidez, na mesma semana, em que uma sondagem da Universade Católica para o Publico e a RTP dá uma vitória ao Sim, mas mais estreita que em 2004.
  • Pedro Santana Lopes, volta a cena política, ao criticar o estilo de oposição de Marques Mendes.
  • Helena Roseta apresenta a sua moção ao congresso do Partido Socialista.
  • Dois aumentos de 6%- O da electricidade e o dos...ordenados dos Ministros.
  • As scut's impossíveis à ano e meio, aquando a campanha eleitoral que deu a vitória ao PS, são agora uma realidade.

Economia- A notícia escolhida prende-se com a mudança na administração da Metro Lisboa, que passa agora a ser presidida por Joaquim Reis.

Desporto- Os destaques da semana são relacionados com os jogos das competições europeias. Benfica e Sporting perderam os seus jogos, o Benfica foi goleado por 3-0 em Glasgow ante o Celtic, enquanto o Sporting perdeu ante o seu público contra o poderoso Bayern Munique por uma bola a zero. Melhor desempenho teve o FC Porto que goleou o Hamburgo por 4-1, no Estádio do Dragão. Ainda em português a nota positiva para a prestação de Hilário, na defesa das redes dos " blues " de José Mourinho, durante a vitória do Chelsea por 1-0 contra o FC Barcelona.

Destaque Expresso- O destaque da edição do Expresso de hoje, vai para o lançamento do ranking das escolas. A ministra da Educação diz que avaliar as escolas só pelos exames não chega, devendo ser incluidos outros instrumentos de análise, mas enquanto, não chegam esses instrumentos, conseguimos perceber que as escolas privadas continuam a ganhar às escolas públicas. O colégio São João de Brito ocupa a primeira posição, sendo que a segunda posição vai para o Colégio de Manuel Bernardes, duas instituições privadas. A fechar o pódio, uma escola pública, a Escola Secundária Soares dos Reis no Porto. Uma palavra de satisfação para a Escola Secundária da Portela que está no top 25 Nacional, ocupando a 11ª Posição no que respeita a escolas públicas.


3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa ideia a revista de imprensa! Quanto ao ranking das escolas secundarias que saiu no jornal Público, a escola secundaria da Portela aparece na 41ª posição. Desceu em relaçao ao ano passado, se nao estou em erro, e as notas de alguns exames são francamente mais baixas. Esperemos que na proxima epoca de exames a escola tenha melhores resultados, e que os professores sejam justos a atribuir as classificações.

7:14 da tarde  
Blogger Tiago Mendonça said...

Caro Ricardo,

Obrigado pelo comentário e por apreciar o conceito da revista de imprensa. Quanto ao ranking guiei-me pelo ranking do Jornal Expresso onde, efectivamente, a Escola Secundária da Portela ocupa o 25º lugar em termos gerais e o 11º em termos públicos. Mas pelo que percebi o Publico apresenta outros números e o Correio da Manhã também. De qualquer forma, confirma-se que a escola ainda que tenha descido alcança um honroso lugar.

7:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem isto prova que estes estudos não são muito fiáveis e representativos do que se passa, com classificaçoes díspares de uma estatistica para as outras. Mas em alguma coisa temos de acreditar, e portanto acredito no Expresso..lol

Particularizando este assunto, na escola secundária da Portela as notas são pouquissimo rigorosas, e não são nada representativas dos conhecimentos que os alunos (não) tem!
Vou dar exemplos flagrantes como os que se passaram na minha turma. Alunos em que a média de periodo deu acima de 18,5 durante o 1º e 2º periodos, e que acabram com uma classificação de 18 nesses mesmos periodos. Ao invés, um aluno que acabe com uma média de 5 ou 6 nos periodos, é recompensado com um 8 ou um 9! Não sei se isto se passa por causa dos Rankings, mas sei que causa frustraçao em quem investe o seu tempo a estudar.

8:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home