02 outubro, 2006

O folhetim continua...

E continua o negro folhetim de escândalos no futebol português. Agora é a vez do Nacional da Madeira ser acusado de, alegadamente, ter sido favorecido por árbitros em troca de " orgias " com prostitutas.

Sucedem-se as notícias, as escutas, as descobertas e os escândalos mas continua a cheirar a impunidade em todos estes processos. A credibilidade do futebol em Portugal é nula, e é realmente uma pena que isso aconteça, uma vez que do ponto vista desportivo, as equipas Portuguesas e a própria Selecção Nacional têm conseguido exelentes resultados na cena internacional. Nos últimos anos o FC Porto venceu uma " Champions " e uma Taça Uefa, o Sporting conseguiu uma exelente caminhada na Uefa sendo apenas parado pelo CSKA na célebre final de Alvalade e o SL Benfica, no ano transacto, fez igualmente uma exelente caminhada na Liga dos Campeões. A Selecção Nacional conseguiu um 2ºLugar no Europeu de 2004 e um honroso 4º Lugar no Mundial da Alemanha.

Ainda na Capa do Correio da Manhã, referência para a " derrota " de Lula da Silva no Brazil. O líder do PT venceu as eleições, mas será obrigado a disputar uma segunda volta, o que se revelou um castigo que o eleitorado entendeu dar à governação de Lula da Silva, muitas vezes envolta em escândalos e sempre marcada pela violência vivida no país.

3 Comments:

Blogger Padeira de Aljubarrota said...

E o link para "a dois"? bla bla bla má televisão, e no que toca ao único canal que realmente presta serviço público (em sinal aberto) tá quieto...falha grave.

Sem dúvida que a RTP 1 está cada vez melhor, com programas de entretenimento de boa qualidade (sobretudo a pensar na familia, como é caso do referido "Dança comigo"), informação de grande nível e credível ("Telejornal", "Grande Entrevista", "Prós e Contras", etc), uma aposta conseguida no humor nacional (opondo um "Gato Fedorento" ou uma "Contra Informação" a uns "Malucos do Riso", uns "Batanetes" ou um "levanta-te e ri") e uma selecção de filmes e séries francamente melhor que a de qualquer um dos concorrentes embora tenha, como é lógico, alguns problemas. A questão é que até nesses "problemas" supera a concorrência. É o caso do programa da manhã. Convenhamos que, dentro do género, a "Praça da Alegria" não é nada má e é sem dúvida bem melhor que um "Você na TV" (com o Manuel Luís "frouxa" e o emplastro loiro) e muitíssimo melhor que o "Fátima" (qualquer programa que envolva a andorinha Cláudio Ramos está condenado à partida).

Já quando falas no "Quem Quer Ganha", não posso concordar contigo. A RTP 1 lançou agora um programa, cujo nome é "Lingo", que é o concorrente directo do programa da TVI e que é intelectualmente muito semelhante (execrável).

Acerca das bandas que saem da série "Morangos Com Açucar" (série cuja qualidade não vou defender, mas que por algum motivo não consigo deixar de ver) confesso que não gosto, mas se há coisa de que não os podes acusar é de não saber cantar. Podem ser uns perfeitos atrasados mentais, sem o mínimo de criação artística, incutidores de maus valores, entre outras coisas mas, dando o exemplo dos "D'ZRT" (nem o nome faz sentido), sei que pelo menos um deles (ou o Tó P ou o Zé Milho) tem formação músical no Conservatório Nacional de Música e o Ruca, se não foi um dos vencedores, foi um dos finalistas do concurso da RTP, "Academia de Estrelas".

Boa sorte para a continuação do blog,

Um abraço.

2:37 da manhã  
Blogger Tiago Mendonça said...

Cara Padeira de Aljubarrota,

Em primeiro lugar, refere que não tenho qualquer link para o canal "a dois ". Mas será que tenho algum link para a RTP 1 ? Se reparar com atenção irá, por certo, aperceber-se que o link existente é para a RTP que no seu sítio tem informação dos dois canais. Não existe portanto qualquer link específico seja para o canal 1 seja para o canal dois da RTP.

Quanto à questão das bandas emiti uma opinião pessoal, que obviamente mantenho, uma vez que, a meu ver, as bandas das referidas séries juvenis não produzem, efectivamente, música, ao invés vendem a sua imagem exploradíssima pelas Televisões as quais estão vinculadas, sendo o aspecto musical totalmente secundarizado.

Um grande abraço e muito obrigado pelo comentário.

2:56 da manhã  
Blogger Padeira de Aljubarrota said...

Convém ainda referir que, e nisto grande parte das pessoas não repara, até a nível técnico as diferenças se fazem sentir, sendo que a TVI é a que mais se destaca..Pela negativa, claro.

O som agressivo com excesso de agudos e a imagem garrida devido a saturação das cores tornam bastante irritante qualquer programa que já por si seria mau. A estação de Alfragide é menos má e a RTP é francamente melhor tabém nesse aspecto.

De entre as coisas que considero terem maior importância dentro deste assunto, faltou-me ainda mencionar o desporto. A "Máfia" das transmissões que se instalou, encabeçada pelo Oliveira e a "sua" Sport TV e os milhõ€s que estas geram, vieram destabilizar a relativa paz que se vivia e privar o comum telespectador (pelo menos amim) das tão adoradas noites de bola. Já esteve mais longe o dia em que teremos que pagar mensalidades para assistir aos jogos da selecção nacional. Só não aconteceu ainda devido à lei de "não sei o quê" que não o permite (pareço os velhos do dóminó a falarem)

Já que falei nas transmissões dos jogos, acho impreterível falar nos comentários. Mais uma vez a TVI se destaca pelo baixo nível (o mesmo acontece com o nível de som do relato em relação ao som ambiente o que torna muito desagradável manter algum volume durante a transmissão do jogo) dos comentários e parcialidade dos seus comentadores, de resto, como parece ser norma nas diferentes vertentes da generalidade dos meios de comunicação social.

2:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home