27 outubro, 2006

7ªRevista de Imprensa

Internacional

Comemora-se este fim de semana um ano sobre a revolta dos suburbios em Paris. Este fim-de-semana alerta máximo para as polícias francesas. “Todas as forças policiais disponíveis foram mobilizadas” diz o ministro do interior Francês.

Nacional

João Vale e Azevedo foi condenado a mais de 7 anos de prisão no âmbito do caso " Dantas da Cunha ". O ex-presidente do SL Benfica vê-se assim condenado por mais um escândalo de corrupção e de burla.

Cavaco Silva enviou para o Tribunal Constitucional a proposta de pergunta para o referendo sobre o aborto. O TC terá agora 25 dias para validar a pergunta aprovada na Assembleia da República.

O Euromilhões voltou a não sair. Para a semana jackpot de 113 milhões de euros.

Política

Sócrates está em declínio. Perde 16 pontos de popularidade relativamente ao mês passado. O PS desce 4 pontos percentuais nas intenções de voto, mas o PSD não aproveita. Estes votos foram capitalizados à esquerda com um aumento de votação nos comunistas e nos bloquistas. Estes dados foram publicados por uma sondagem do DN/TSF/MARKTEST.

Manuel Maria Carilho no primeiro ano de mandato como vereador da câmara de Lisboa falhou a 234 votações, tendo ido apenas a 7 das 38 reuniões camarárias. Um dado preocupante sobre o homem que dizia querer mudar Lisboa.

Iniciaram-se os trabalhos de revisão do programa do Partido Social Democrata. A tarefa de encabecar esse desafio, cabe ao histório militante Francisco Pinto Balsemão.

Economia

Uma das noticias económicas da semana vem referida na Agência de Notícias Lusa : "A SIC Notícias vai começar a emitir nos Estados unidos a partir da próxima quinta-feira, através do operador norte-americano Dish Network, com uma base de partida de 100 mil assinantes, anunciou hoje a empresa." Bom sinal de um excelente canal de informação.

Outra notícia, esta, extraordinariamente preocupante, prende-se com o facto do endividamento dos Portugueses à banca ter atingido um nível histórico no período entre Janeiro e Agosto deste ano.

Desporto

Sporting e Porto empataram na semana passada o primeiro clássico da época. Quem aproveitou foi o Benfica, que com mais uma goleada ante o Estrela e com 11 golos em três jogos está já muito perto dos líderes.

Logo à noite, disputa-se o esperado Porto-Benfica. Vamos ver se o Benfica consegue supreender os campeões nacionais no Estádio do Dragão e arrancar, definitivamente, para a luta do título, ou se é o Futebol Clube do Porto a consolidar-se como líder da prova.

Luís Filipe Vieira reconquistou a presidência do SL Benfica. Filipe Vieira concorreu sozinho pelo que teve uma votação absolutamente esmagadora ( mais de 95%) que legitima a continuidade do seu projecto nos encarnados.

Os leoninos não passaram no teste em aveiro. Desorganização defensiva e falhas de marcações contribuiram para um empate a 3 bolas ante o Beira-Mar. Até agora um dos melhores, se não mesmo o melhor jogo da temporada. Buba, central aveirens, foi o homem do jogo fazendo o primeiro hat-trick da corrente época.

Gastão Elias brilha no campeonato de ténis de Ponta Delgada. Citando o Record " Elias, de 15 anos, derrotou o eslovaco Martin Klizan, actual número dois mundial em juniores e vencedor do título da categoria em Roland Garros, pelos parciais de 6-2 e 6-4. "

Destaque Expresso- Um dos destaques que podemos ver na edição de hoje do expresso, é a suspensão a dois coroneis da Gnr imposta por António Costa, ministro da administração interna. A decisão é sustentada num relatório do IGAI. Uma notícia a não perder no Expresso desta semana.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Assim a primeira notícia que mais me chamou a atenção foi a do Carrilho. Mostra bem a decadência a que chegaram alguns agentes políticos deste país. Com certeza ainda recebe qualquer coisa pelo lugar que ocupa na camara. e mesmo que nao receba, é uma vergonha faltar perante um povo que também o elegeu para a câmara de Lisboa, se bem que para um lugar que porventura ele não contava, nem merece. Vergonhoso.

O jogo de ontem entre o Sporting e o Beira-Mar foi um grande jogo é verdade. Emoção até ao ultimo instante e quando ja parecia tudo decidido, nao e que esses amarelos me estragaram a festa. Arhhhgggg

Quanto à sondagem, não sei se ela foi feita antes ou depois destas varias contradiçoes entre o que o governo disse Vs. o que o governo faz. José Sócrates perdeu com certeza alguns pontos na credibilidade dos portugueses, bem como o ministro da saúde.
Mesmo para quem apoia essas medidas, as incoerencias ficam registadas de uma forma negativa.

Ainda queria referir entrevista que o Santana Lopes deu à SIC, de que gostei muito. Está um homem novo, mais cuidado no que diz, e um politico pronto para novas batalhas!

12:28 da tarde  
Blogger Tiago Mendonça said...

Caro Ricardo,

Uma breve nota à referência que fez sobre a entrevista do Dr.Santana Lopes. Posteriomente, vi a entrevista, e também gostei, de forma geral, da forma como abordou as questões colocadas.

11:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home