02 abril, 2007

Monstros

Ontem à noite, realizou-se no Estádio da Luz, um dos jogos mais importantes e decisivos da época futebolística nacional. O Benfica poderia ter passado para a frente da classificação e o Porto poderia, em caso de vitória, ter acabado, practicamente, com as contas do campeonato. Empataram. Continuam tudo na mesma, ainda que este resultado sirva melhor o Porto, uma vez que agora o Benfica já não depende só de si para vencer a SuperLiga. Por outro lado, o Sporting, que estava arredado da luta pelo título caso vença hoje fica a três pontos do Benfica e a 4 do Porto. O Título será complicado, mas caso vençam na Luz e as coisas não corram bem para os encarnados, poderiam ambicionar o segundo lugar. Quanto a mim, continuo a acreditar pelo que vi ontem, que o Benfica tem hipoteses de chegar ao título, não sendo crível que o Porto vença os próximos 7 jogos, ainda que com muita frutinha pelo meio, um calendário muito mais acessível e limitado a apenas uma competição. O Sporting está ainda na Taça de Portugal e o Benfica na muito desgastante Uefa Cup, onde tem também reais hipoteses de vencer o título. O Porto é o favorito, sem dúvida, mas temos uma ponta final de campeonato emocionante.

O jogo de ontem, foi dividido em dois momentos. Na primeira parte, um domínio do Porto, não tando em acutilância atacante, em opurtonidades de golo, mas num controle de bola e num aproveitamento de espaços permitido por um apagado Benfica. Na segunda parte, domínio avasslador do Benfica, criando multiplas opurtonidades de perigo. O Porto marcou primeiro a acabar a primeira parte, num erro de marcação do central Anderson ( que quanto a mim é hoje o terceiro central do Benfica, confirmado que está o talento de David Luiz ). A acabar a segunda parte golo do Benfica, numa excelente movimentação do jovem David Luiz e num azar de Lucho Gonzalez. O Benfica foi quanto a mi mmuito superior se congregadas as duas partes do jogo, contudo as estatisticas comprovam isto mesmo: O benfica teve mais 10% de posse de bola, rematou muito mais vezes, teve um numero muitissimo maior de ataques e um número colossalmente maior de cantos. Em suma o Benfica foi superior, podendo ter ganho o jogo na parte final, com remates fantásticos de Mantorras e Derlei. Mas, também o Porto poderia ter feito o 2-1, se Renteria esse estranho jogador tivesse feito o que lhe competia. Do lado do porto, grande exibição de Helton, no top 10 dos guarda-redes mundiais ( pelo menos ), do central Pepe que é cada vez mais o patrão da defesa do Porto. Helton safou o Porto de sair da Luz com muito menos possibilidades de se sagrar campeão. Do lado do Benfica, excelente o estratega Karagounis, Rui Costa, que como diz Mourinho mudou o jogo, o incansável Leo, o seguro Quim, com uma excelente intervenção ( foi muito poucas vezes chamado a intervir mas quando o fez fez bem ) e a confirmação de David Luiz. Uma ultima palavra para Pedro Proença que dirigiu bem o jogo e decidiu bem quase sempre, inclusive nos dois lançes polemicos na area do Porto, em que se reclamou grande penalidade.

Fora do Campo, tivemos a presença de monstros, vimos a estupidez e o crime na Claque do Porto. Não morreram pessoas, graças a Deus. Cadeiras, Petardos contra crianças foi o tratamento que os Super Dragões deram aos simpatizantes do Benfica. Agrediram agentes de autoridade, e feriram pessoas. Contra crianças idencentes, fiquei chocado. Mas como é obvio, isto nunca acabará enquanto forem aplicadas pequenas coimas, que servem para pagar a frutinha e as garrafinhas de champanhe. Não nos esquecemos que a referida claque é a claque oficial do Porto. Quanto a mim ,para se acabarem com este tipo de atitudes, os clubes deveriam perder na secretaria os jogos. Se eu mandasse o Porto não jogava mais no Dragão esta época, e perderia o ponto conquistado ontem, sendo atribuido três pontos ao Benfica. Isto em todos os estádios. Os clubes que deixem de financiar as claques. É inadmíssivel.

O nosso futebol está melhor. Muito melhor nível de arbitragem, a capacidade de pelo menos uma equipa ser capaz de contratar os melhores jogadores do mundo, pequenas equipas como o Braga a serem caapazes de discutir os lugares cimeiros, mais animação na Taça de Portugal, vitórias e chegadas a fases finais nas taças europeias, e a nivel de Selecções vice-campeoes da Europa e Quartos classificados no Mundial. Mas depois isto. O provincianismo e a selvagaria dá nisto. Triste espetaculo nas bancadas, contrastando com um excelente jogo nas quatro linhas.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Aleluia Tiago, voltaste! Já não era sem tempo!

Festejei o golo do porto, fiquei muito contente com o empate. Está tudo em aberto e tenho esperanças que hajam deslizes por parte do benfica e do porto para que o SPORTING siga rumo ao título.

"Pode até não dar para ser campeão este ano, mas o Sporting ganhou, por direito próprio, o estatuto de protagonista da Liga."

Porque o Sporting quando quer dá espectáculo e do bom.

10:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me de referir que o que a claque portista fez no terceiro anel do estádio da Luz foi, simplesmente, vergonhoso.

Vândalos é o nome mais leve que lhes consigo chamar. Outros nomes mais chamaria. Porque quem levou por tabela foram pessoas inocentes que apenas queriam ver um "clássico", nada mais.

Mas a culpa é dos clubes que apoiam estas claques de porcaria. Se não lhes facilitassem o transporte, bilhetes e uma série de regalias queria ver se se passava o mesmo. Há verdadeiros "monstros" como lhes chamas, que saem de casa com petardos com o único objectivo de atirar aos adeptos adversários. Cá para mim a revisão à entrada é muito mal feita, pois se fosse feita em condições ninguém entrava ali armado. Nem que tivessem que os despir. Mas enfim, se não é petardos e outros objectos vindos de fora, é cadeiras.

Esta falta de civismo já começa a enjoar...

10:56 da tarde  
Blogger Tiago Mendonça said...

Cara Ana,

Coloco a minhas dúvidas quanto À possibilidade do Sporting conquistar o título, mas a realidade é que tem hoje mais hipoteses. Pelo menos têm hipoteses.Quanto ao espectáculo, com Peseiro dava bem mais.A falta de civismo é o que sabemos, mas enquanto nada de concreto se fizer, tudo se manterá igual. Um obrigado por lembrar e saudar o meu regresso, julgando eu, que estou agora a compensar os leitores com um e mais post's diarios.

12:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A culpa é pura e simplesmente da organização. As medidas de segurança foram completamente absurdas. Não sei por que iluminada cabeça terá passado a ideia de pôr a claque do porto por cima dos adeptos benfiquistas. Nunca tal poderia acontecer. Se me disserem que os Super dragões são "piores" que as claques do Sporting ou benfica, concordarei, mas veja-se que as segundas ganham muito com a comparação. Isto porque no fundo acabam por ser todas más. Muito más. E, como tal, e porque se sabe disso é que devem ser levadas a cabo medidas de segurança extraordinárias que os nosvos estádios "do euro" permitem (ou, neste caso impedem..que situações destas aconteçam).

Tiago, se fosse eu a mandar, então, era pior ainda;)

Embora não tenha visto o jogo, partilho emoções com a leitora Ana, festejei o primeiro golo do Porto, fiquei muito contente com o segundo.

4:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home